terça-feira, 10 de abril de 2012

FCC - TRF 2a Região - 2012

Paciente com 46 anos de idade, sexo feminino, relata o aparecimento repentino de bolhas na boca, que se romperam, formando lesões extremamente dolorosas. O exame clínico mostra a presença de ulcerações generalizadas na mucosa jugal, extensas e rasas, além de sialorreia. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

a) lúpus eritematoso
b) eritema multiforme
c) candidíase
d) afta vulgar
e) periadenite mucosa necrótica

Comentário (baseado no livro "Diagnóstico Bucal" do autor Sílvio Boraks):

Lúpus Eritematoso: Apresenta úlceras rasas com projeções brancas filiformes (em raios de sol) no lábios, palato duro e mole e mucosa jugal acompanhadas em geral de lesões caracterizadas por "asa de borboleta", que são placas e erosões na região malar e no dorso nasal, assim como na pele do lábio. As lesões de pele geralmente ocorrem nas áreas expostas à luz: punhos, mãos e colo.

Úlcera em "raios de sol"



Lesão em "asa de borboleta"
Eritema Multiforme: Manifestação sistêmica mucocutânea de eclosão brusca, surge em horas ou minutos e desenvolve na mucosa bucal, eritema, bolhas que se rompem rapidamente deixando extensas áreas ulceradas. O que caracteriza esta lesão é seu caráter "explosivo". Pode se manifestar na boca somente ou preceder a erupção cutânea. Pode atingir mãos e pés, braços e pernas. Provoca dor, disfagia e sialorreia, eritema e ulcerações generalizadas na boca extremamente dolorosas, extensas e rasas às vezes recobertas por exsudato branco amarelado.


Candidíase: Membrana branca amarelada ou acinzentada, destacável à raspagem de superfície irregular e brilhante, às vezes opaca quando seca, que recobre áreas extensas em forma de manto ou ainda pequenas áreas circulares ou puntiformes aglomeradas em áreas isoladas. Sob estas membranas, notam-se, ao destacá-las, úlceras que por vezes sangram.

Afta Vulgar: Úlcera arredondada, de contorno regular, tamanho de 0,3 cm de diâmetro em média, com halo eritematoso, exsudato acinzentado ou amarelado na porção central, única ou múltipla, exacerbada mecânica ou quimicamente. O paciente refere dor e/ou ardor provocados ou espontâneos. Não ocorre em mucosa queratinizada.

Periadenite Mucosa Necrótica: Úlcera profunda, de contorno irregular, bordas às vezes elevadas, eritema ao redor com exsudato acinzentado ou amarelado no interior, de proporções maiores que a afta vulgar (cerca de 1 cm ou mais de diâmetro), múltipla, atingindo inclusive mucosa mais queratinizada (mucosa mastigatória). Pode tornar-se complicada em função do acometimento múltiplo na boca e orofaringe, além de provocar dores intensas, levando o paciente ao estresse, subalimentação e, consequentemente, debilidade orgânica.



alternativa B

Nenhum comentário:

Postar um comentário