segunda-feira, 9 de abril de 2012

FCC - TRF 2a Região - 2012

Questão do concurso realizado pela banca Fundação Carlos Chagas para o Tribunal Regional Federal da 2a região, aplicado no dia 24/03/12.

Na semiologia, a presença de

a) sintomas consistem em manifestações objetivas que o profissional percebe no paciente.
b) sinais representam o conjunto de manifestações subjetivas relatadas pelo paciente.
c) sintomas subclínicos mostram avisos relatados pelo paciente antes da manifestação clínica da doença.
d) sinais patognomônicos são insuficientes para estabelecer um diagnóstico de uma doença.
e) sintomas prodrômicos sugerem o surto frustro de uma doença e sua posterior involução.

Comentário (baseado no livro "Diagnóstico Bucal" do autor Sílvio Boraks):

Sintoma: É relatado pelo paciente e representa manifestações subjetivas, por exemplo: dor, coceira, sensibilidade gustativa, hipersenssibilidade tátil, etc.

Sinal: É observado pelo clínico e representa manifestações objetivas que o clínico "percebe" no paciente com seus sentidos. São exemplos de sinal: mancha, elevação da mucosa, etc. Desta forma pode-se dizer que os sinais são manifestações clínicas da doença que podem ser percebidos pelos sentidos naturais do homem.

Sinal patognomônico: É exclusivo de uma doença e indica de maneira absoluta sua existência, especificando-lhe o diagnóstico. Como exemplo, podemos citar os dentes de Hutchinson (molares em forma de amora e incisivos em forma de barril) presentes na sífilis congênita.

Sintomas Prodrômicos ou Subclínicos: São sintomas e eventualmente sinais inespecíficos, como dores, náuseas, aumento de temperatura local ou geral, coceira etc. Surgem a partir de um surto frustro de uma doença, ou seja, em vez de uma determinada doença se manifestar clinicamente, só apresenta a sintomatologia descrita e involui.

Sintomatologia pré-clínica: São sinais e sintomas que surgem antes da manifestação clínica de uma doença. Como exemplo, antes de eclodirem as vesículas e bolhas da lesão herpética, o paciente relata certo ardor, calor local, coceira etc., como na aura epilética, em que o paciente refere certos odores, visões etc., antes da manifestação da crise. De modo prático poder-se-ia chamar de "aviso" anterior ao aparecimento da sintomatologia clínica de uma doença.

Alternativa E

8 comentários:

  1. Respostas
    1. É muito boa mesmo essa questão. Eu fui fazer este concurso e não acertei esta questão por que não conhecia esse autor, Boraks. Nunca tinha ouvido falar. Quando cheguei em casa fui pesquisar as respostas e encontrei o livro, com os trechos quase que copiados. Ou seja, nos próximos concursos da FCC, na parte de Semiologia, é bem provável que utilizem novamente o mesmo autor.

      Excluir
  2. Vc conhece a banca cpuerj farei prova para odontologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente não conheço esta banca.
      Voce teria mais informações? Qual é o cargo e o concurso que irá prestar? Quando é a prova?

      Excluir
  3. e pq a letra C esta incorreta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso não seria sintomas "sub-clínicos" e sim pré-clínicos, como mostrado no quinto item da explicação.

      Excluir
  4. Pq fala-se de involução da doença, no sintoma prodrômico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que a doença não chega a se manifestar clinicamente. Ela tem o "surto frustro" como diz a questão e involui, não continua.

      Excluir