segunda-feira, 16 de abril de 2012

IDHTEC - Prefeitura Municipal de Limoeiro - PE - 2011

Questão do concurso realizado pela banca IDHTEC para a Prefeitura Municipal de Limoeiro-PE, aplicado no dia 22/05/11.

Referente à obtenção de medicamentos no SUS é INCORRETO afirmar:

a) Os medicamentos básicos são adquiridos pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, dependendo do pacto feito na região.
b) A insulina humana e os chamados medicamentos estratégicos - incluídos em programas específicos, como Saúde da Mulher, Tabagismo e Alimentação e Nutrição - são obtidos pelo Ministério da Saúde.
c) Os medicamentos excepcionais (aqueles considerados de alto custo ou para tratamento continuado, como para pós-transplantados, síndromes – como Doença de Gaucher – e insuficiência renal crônica) são comprados pelas secretarias de saúde, o ressarcimento a elas é feito mediante comprovação de entrega ao paciente.
d) Em média, o governo federal repassa 50% do valor dos medicamentos excepcionais, dependendo dos preços conseguidos pelas secretarias de saúde nos processos licitatórios.
e) Os medicamentos para DST/AIDS são comprados pelo ministério e distribuídos para as secretarias de saúde.

Comentário (baseado no texto da cartilha "Entendendo o SUS - 2007" do Ministério da Saúde):

Os  medicamentos básicos são adquiridos pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, dependendo do pacto feito na região. A  insulina humana e os chamados medicamentos estratégicos  - incluídos em programas específicos, como Saúde da Mulher, Tabagismo e Alimentação e Nutrição - são obtidos  pelo Ministério da Saúde. Já os medicamentos excepcionais  (aqueles considerados de alto custo ou para tratamento continuado, como para pós-transplantados,  síndromes – como Doença de Gaucher –  e insuficiência renal crônica) são comprados pelas secretarias de saúde e o ressarcimento a elas é feito mediante comprovação de entrega ao paciente. Em média, o governo federal repassa 80% do valor dos medicamentos excepcionais, dependendo dos preços conseguidos pelas secretarias de saúde nos processos licitatórios. Os medicamentos para DST/Aids são comprados pelo ministério e distribuídos para as secretarias de saúde.

alternativa D

Nenhum comentário:

Postar um comentário