domingo, 6 de maio de 2012

IPAD - 2010 - SESC - Clínico Geral


Assinale a alternativa incorreta:

a) Define-se como semiotécnica, a técnica da pesquisa dos sinais e sintomas e se resolve na arte de explorar (coleta de dados básicos).
b) São fatores determinantes para a definição de um prognóstico: tipo da doença, dano funcional, efetividade na terapêutica, condições gerais e psíquicas do paciente.
c) Sinal são as características observadas pelo clínico, representando as manifestações objetivas percebidas pelo mesmo.
d) Define-se como sinal patognomônico os aspectos clínicos que precedem o aparecimento da doença.
e) Determinam-se como terapêutica de suporte, as prescrições realizadas com o objetivo de estabilizar as condições gerais do paciente.

Comentário (baseado no texto do livro "Diagnóstico Bucal" de Sílvio Boraks):

Semiotécnica: É a técnica de colheita dos sinais e sintomas. Utilizam-se os sentidos naturais do examinador direta ou indiretamente através das chamadas "manobras de semiotécnica".

Prognóstico: Está sempre associado ao tratamento, condicionando-o; ou seja, ao planejar-se um determinado tratamento necessita-se verificar:
- dano anatômico e funcional;
- comportamento da doença;
- efetividade dos recursos terapêuticos disponíveis;
- condições orgânicas;
- colaboração/condições emocionais do paciente.

Sinal: É observado pelo clínico e representa manifestações objetivas que o clínico "percebe" no paciente com seus sentidos. São exemplos de sinal: mancha, elevação da mucosa, etc. Desta forma pode-se dizer que os sinais são manifestações clínicas da doença que podem ser percebidos pelos sentidos naturais do homem.

Sinal patognomônico: É exclusivo de uma doença e indica de maneira absoluta sua existência, especificando-lhe o diagnóstico. Como exemplo, podemos citar os dentes de Hutchinson (molares em forma de amora e incisivos em forma de barril) presentes na sífilis congênita.

Sintomatologia pré-clínica: São sinais e sintomas que surgem antes da manifestação clínica de uma doença. Como exemplo, antes de eclodirem as vesículas e bolhas da lesão herpética, o paciente relata certo ardor, calor local, coceira etc., como na aura epilética, em que o paciente refere certos odores, visões etc., antes da manifestação da crise. De modo prático poder-se-ia chamar de "aviso" anterior ao aparecimento da sintomatologia clínica de uma doença.

Terapêutica ou Tratamento de suporte: É a manutenção da saúde geral do paciente através de alimentação, repouso e suplemento alimentar. Utiliza-se este procedimento em pacientes portadores de lesões ou doenças agressivas de desaparecimento rápido, que não causam danos anátomo-funcionais importantes, não deixam sequelas e não têm tratamento específico.

alternativa D

Nenhum comentário:

Postar um comentário