sexta-feira, 4 de maio de 2012

FCC - TRE PR - 2012

Paciente com 25 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão no freio lingual, que estava presente havia cerca de um ano, sem alteração perceptível no tamanho. O exame clínico mostra uma lesão pedunculada e rósea com cerca de 1 cm de diâmetro. A porção exofítica da lesão é maior que a base, que se apresenta estreita. A lesão é firme, rugosa e indolor à palpação. 

Este quadro é compatível com o diagnóstico de 

a) papiloma.
b) condiloma acuminado.
c) hiperplasia epitelial focal.
d) rânula.
e) epúlide granulomatosa.

Comentário

Papiloma

O papiloma escamoso oral é mais comumente diagnosticado em pessoas a partir dos 25 anos de idade tendo uma diminuição de ocorrência após os 50 anos. Os locais de predileção incluem a língua (principalmente borda lateral) e o palato duro e mole, mas qualquer superfície de mucosa oral pode ser afetada. É uma lesão firme, indolor e normalmente exofítica pediculada, com numerosas projeções semelhantes a "dedos" na superfície, que lhe dão uma aparência de "couve-flor" ou "verruga". As lesões podem ser brancas, vermelho-claras, ou róseas, dependendo da quantidade de ceratinização da superfície. Os papilomas são normalmente solitários e caracteristicamente aumentam de modo rápido para o tamanho máximo de 0,5 cm, com pequena ou nenhuma mudança depois disso.

Condiloma Acuminado

Clinicamente, o condiloma acuminado pode iniciar-se como uma formação de numerosas pápulas agrupadas, de coloração rósea, que crescem e coalescem. O resultado é um crescimento papilar (ou nodular) exofítico, com base larga, que pode ser ceratinizado ou não ceratinizado, firme, bem edemaciada e séssil de coloração rósea, com superfície verrucosa, indolor, podendo ser única ou múltipla. Apesar de serem considerados relativamente raros na boca, nos últimos anos tem se apresentado com uma freqüência cada vez maior. As lesões orais ocorrem geralmente, na mucosa labial, palato mole e freio da língua mas podem ocorrer em quaisquer um dos tecidos moles da cavidade bucal. O tamanho médio da lesão é de 1 a 1,5 cm, mas lesões orais de até 3 cm têm sido noticiadas. Em pacientes HIV positivos podem apresentar-se tomando extensas áreas de mucosa.

Hiperplasia Epitelial Focal

A hiperplasia epitelial focal, ou doença de Heck, é uma enfermidade rara, benigna, que afeta a mucosa oral de crianças e adultos jovens. A doença de Heck é clinicamente caracterizada por lesões bem definidas, que podem ser únicas ou múltiplas, como nódulos ou pápulas, arredondadas ou planas, que freqüentemente coalescem, e tamanho variando entre 0,1 e 1 cm de diâmetro. São indolores em sua maioria, localizando-se principalmente nas mucosas jugal, labial, lingual, gengival e, com menor freqüência, no assoalho bucal, palato mole e orofaringe.
Rânula

Rânula é um termo usado para os mucoceles que ocorrem no soalho da boca. Embora a fonte do extravasamento de mucina seja usualmente a glândula submandibular, as rânulas podem originar-se do ducto submandibular ou, possivelmente, das glândulas salivares menores do soalho da boca.
A rânula apresenta-se como uma tumefação azulada, flutuante, com a forma de cúpula no soalho da boca. As lesões mais profundas podem ter coloração normal. As rânulas tendem a ser maiores do que os mucoceles, podem atingir muitos centímetros de diâmetro, ocupar todo o soalho da boca e elevar a língua. Geralmente ela se localiza lateralmente à linha média.

Epúlide Granulomatosa

É a lesão exofítica mais comum da boca, e pode acometer qualquer área da mucosa oral. Clinicamente se apresentam como massas elevadas de variados tamanhos, sésseis ou pedunculadas, de consistência firme à palpação, com a coloração semelhante à mucosa onde ocorre ou mais avermelhada, assintomáticas, sem sangramento e sem alterações funcionais. É uma reação hiperplásica ou de crescimento exofítico que ocorre no tecido conjuntivo em resposta a uma irritação local. Esta irritação pode ter variadas causas como prótese mal adaptadas, próteses fraturadas, próteses usadas de maneira inadequada e outras formas de traumas.


alternativa A

Nenhum comentário:

Postar um comentário